sexta-feira, fevereiro 29, 2008

já não existem escravos?

No dia 23 de Fevereiro de 1869, pleno século XIX, todo o tráfico de escravos foi abolido no Império, tendo os escravos sido libertados. Com a lei de 25 de Fevereiro de 1869 proclamou-se a abolição da escravatura em todo o Império Português, até ao termo definitivo de 1878.

139 anos depois ainda há quem aja com superioridade em relação aos seus subordinados. Claro que têm de existir hierarquias, claro que a opinião das pessoas mais experientes deve prevalecer sobre a opinião dos menos experientes, claro que em muitas organizações/empresas é preciso haver um patrão/coordenador que garanta que o trabalho é feito a tem e com qualidade. Mas mandar? inferiorizar? menosprezar? Para quê? Se as pessoas se forem elogiadas e estimuladas trabalham muito melhor. Quando é que os "patrões" vão perceber que o trabalho é mais estimulante e ficará melhor se se trabalhar em equipa, se tiverem pessoas a trabalhar com eles e não para eles?

Retrógrados!

terça-feira, fevereiro 19, 2008

educação cívica e sexual

Como é possível uma criança de 12 anos ser homofóbica? É-o por influência dos pais e da sociedade, não há outra explicação. É urgente educar estar crianças a serem mais tolerantes do que os seus pais. Informá-las não só do modo de funcionamento do aparelho reprodutor, não só dos métodos anticonceptivos, mas também das orientações sexuais existentes. Assusta-me ver uma criança de 12 anos homofóbica...

hipocrisia e cobardia

Ainda não sei se te vou dizer alguma coisa, mas a verdade é que apesar de me seres indiferente, os teus novos actos revelam hipocrisia e cobardia. E esses não me são indiferentes, resta saber se me vou dar ao trabalho, se vale o esforço.

fica o desabafo.

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

benefícios do...

Como medicina preventiva:

  • Previne a osteoporose - Fazer s___ fortalece os ossos devido ao aumento do nível de estrogénios no organismo da mulher e de testoterona, no caso do homem. A testosterona é também responsável pela força dos músculos.

  • Alivia as dores - De cabeça, reumáticas, menstruais... As enxaquecas são caracterizadas pela vasodilatação, uma vez que os vazos sanguíneos da cabeça dilatam e ficam muito doloridos. Durante a e______ e o o_____, o cérebro é imundado pela endorfina cujo efeito analgésico e tranquilizante pode fazer a dor desaparecer repentinamente. As dores menstruais também tendem a desaparecer, já que as contracções provocadas pelo o_____ fazem com que o fluxo se disperse, relaxando a região e diminuindo as dores.

  • Actividade renal - Com o aumento da circulação sanguínia os rins trabalham mais, eliminam melhor os depósitos de toxinas. Beber bastante água depois de fazer s___ complementando o trabalho de purificação dos rins.

  • Evita problemas de próstata - Segundo Hugh O'Neill, editor da revista "Men's Health", os homens que têm r______ s_______, pelo menos três vezes por semana, têm menos probabilidades de desenvolver problemas de próstata, dado que as e______ frequentes ajudam a manter esta glândula em forma.

  • Previne as constipações - Muito frequentes, principalmente no Inverno, as constipações caracterizam-se pelo esgotamento e a debilidade, provocados por uma alteração no equilíbrio hormonal. Uma vida s____ activa e satisfatória contribui para manter um nível adequado de estrogénios e testosterona.
  • Fortalece a musculatura pélvica - Esta é uma área que precisa de exercício, uma vez que o seu enfraquecimento aumenta o processo de queda da bexiga (prolapso). O o______ provoca entre cinco a doze contracções da musculatura que envolve o órgão s______.
  • Reforça o sistema imunitário - Segundo estudos científicos, existe uma relação entre o estado de humor e a imunidade, ou seja, as pessoas mal-humoradas e que sofrem de depressão reflectem os seus sentimentos no sistema imunológico. Logo, se as experiências s_______ agradáveis ajudam a melhorar o humor, também têm reflexos positivos no sistema de defesa do organismo. Isto significa que o s____ solidifica as defesas do organismo contra certo tipo de doenças, para afastar o fantasma da doença, nada melhor do que ter relações s_____ regularmente e de forma satisfatória.
  • Fortalece a actividade cardíaca - Durante a relação s_____ dá-se uma descarga de adrenalina que aumenta a frequência cardíaca. O sangue circula por todo o lado, estimulando a irrigação. Na altura do o_______, a libertação de endorfina relaxa as paredes dos vasos, o que facilita a fluidez do sangue e diminui o risco de enfartes e derrames provocados pelo entupimento das veias. Nesta fase, as artérias dilatam-se absorvendo maior quantidade de oxigénio enquanto a frequência cardíaca chega aos 120 batimentos por minuto.
  • Ajuda a dormir - O o_______ permite um estado relaxante a nível psicofísico. Na fase orgástica extingue-se a tensão e a ansiedade, responsáveis pelo endurecimento da musculatura do corpo e pela insónia, o que faz com que o sono chegue mais depressa.
  • Pode proteger contra o cancro da mama - Na opinião do dr. Timothy Murrell, da Universidade de Adelaide, na Austrália, os o_______s podem ajudar a evitar o cancro da mama em mulheres que nunca tenham tido filhos. A sua teoria especula que a oxitocina que se liberta durante o c_____x inibe a proliferação de células cancerígenas, uma vez que nesse momento os níveis desta hormona são entre três a cinco vezes mais elevados que o habitual.

Num corpo são, uma mente sã:
Retirar prazer do s___ é cada vez mais importante, uma vez que ultrapassa as barreiras do físico e entra na esfera psicológica. Além de trazer inúmeros benefícios para o corpo, o s____ vive na nossa cabeça e pode fazer milagres pela mente.

  • As hormonas trabalham melhor - As mulheres com uma vida s____l activa produzem mais estrogénio, uma hormona decisiva para a saúde do coração, dos ossos e até para a manutenção do bom humor e bem-estar.
  • Aumenta a auto-estima - Momentos de grande intimidade, as relações s_____s são, também, alturas em que as pessoas se sentem mais vulneráveis e próximas umas das outras. Sentirmo-nos satisfeitos com o nosso corpo, significa acreditar nas nossas capacidades e ter mais confiança no que fazemos.
  • Liberta tensão - As endorfinas aumentam a sensação de prazer durante e depois do s___ e proporcionam um relaxamento que se estende por todo o corpo.
  • Efeito anti-stress - O o_____ funciona como trégua para a ansiedade dos períodos de pressão pessoal e profissional.
  • Aumenta as capacidades mentais - Libertação de DHEA, produzida pela excitação s_____l, ajuda-nos a ter uma maior capacidade cognitiva e de percepção. Sentirmo-nos bem e felizes torna-nos mais despertos para a realidade e perspicazes na hora de tomar decisões.
  • Fortalece os vínculos - As relações satisfatórias criam laços de confiança e união entre o casal. Tal como todas as outras relações, o s___ implica dar e receber, isto é, se queremos ter prazer, devemos procurar retribuir esse prazer. O Fortalecimento dos laços e da confiança estabelecida entre os casais através do tacto e dos restantes sentidos, permitem a exploração dos jogos de sedução e dos territórios até aí desconhecidos.
  • Melhora as relações sociais - O primeiro passo para nos relacionarmos bem com os outros é sentirmo-nos bem com nós próprios. O prazer físico e mental retirado de uma relação satisfatória, torna as pessoas mais abertas para o mundo exterior, pois há menos lugar para frustações.

Benefícios profiláticos:
Verdadeira revolução na medicina centemporânea, o s___ tem a particularidade de nos fazer sentir eternamente jovens e bonitos.

  • Activa a circulação sanguínea - A excitação provoca, por sua vez, um maior afluxo de sangue aos genitais, ao cérebro e às zonas periféricas. Ao circular mais rapidamente, este sangue limpo leva oxigénio fresco às células, órgãos e músculos, permitindo, desta forma, eliminar toxinas.
  • A pele fica mais bonita - O s___, como qualquer exercício, faz o corpo gerar calor, causando uma intensa vasodilatação da epiderme: as veias aumentam, recebem mais sangue e as células da pele são renovadas com mais oxigénio e nutrientes. O resultado é uma pele jovem e tonificada. O s___ pode fazer milagres neste campo.
  • Tonifica os músculos - A ginástica que se faz desde os preliminares até ao o_______ ajuda a fortalecer os glúteos, as pernas e o abdómem. A irrigação sanguínea ajuda, também, a combater a má circulação e a celulite. Durante um acto s_____l intenso, com uma duração de 20 minutos, podem ser queimadas até 300 calorias.
  • Melhora o aspecto físico - Normalmente, quem tem uma vida s______l activa tende a preocupar-se mais com a sua imagem. Procurar um corpo bem delineado e atractivo, uma pele sedosa e vestir roupas elegantes são algumas das exigências de quem faz do s___ um prazer.

quinta-feira, fevereiro 07, 2008

vou sair do lugar

mais uma vez.
para um lugar onde nunca estive.
onde se fala uma língua que não conheço.
e onde viveram antepassados meus.

_ antepassados teus? que antepassados?

_ oh... que pergunta disparatada.... de onde achas que vem o meu nome?

_ qual nome?

_ BRÜTT!

Ah, pois é, vou a Berlim!